3 dicas simples para entender custos
É comum ouvir pessoas comentarem comigo sobre dificuldade em entender custos, acredito que isso se deve, em grande parte pelo menos, a dificuldade em entender os conceitos e terminologias utilizadas quando falamos sobre esse tema.
Outra dificuldade que pelo menos eu tive no início era entender o processo de apropriação dos custos, como atribuir aos processos, departamentos e produtos?
Aí quando você acha que está entendendo vem a dificuldade em entender as diferenças entre os sistemas de custeio, como por exemplo o custeio por absorção, custeio direto, custeio por atividades etc…
Pensando nisso, sugiro algumas dicas para quem quer estudar sobre o tema:
- 1 – Entenda os principais conceitos e terminologias
Para aprender qualquer tema é necessário antes entender as terminologias utilizadas, somente assim você será capaz de fazer conexões entre as várias informações e criar um conhecimento sobre o que se está estudando.
No caso de custos, sugiro estudar os conceitos de: Gastos, Desembolso, Custo, Despesa, Investimento, Perda, Desperdício, Custos Diretos, Custos Indiretos, Custos Fixos, Custos Variáveis, Custeio por Absorção, Custeio Direto, Custeio por Atividades(ABC).
- 2 – Crie um passo a passo de como atribuir os custos
Elaborar um passo a passo de um processo é muito útil para que você aprenda pela repetição, depois que estiver mais seguro é mais fácil avançar e começar a entender processos mais complexos.
Por exemplo, no sistema de custos por absorção você poderia estabelecer o seguinte passo a passo:
- Dividir a empresa em departamentos ou centros de custos;
- Classificar esses departamentos em administrativos, auxiliares a produção e produtivos;
- Definir critérios de rateio para cada conta de custo e despesa, por exemplo: a conta de aluguel seria rateada entre os departamentos da empresa de acordo com o metro quadrado utilizado, assim, os departamentos que utilizarem uma metragem maior terão uma maior parte do valor do aluguel atribuído a eles.
- Coletar os dados necessários para o cálculo dos percentuais de rateio que serão atribuídos a cada departamento ou centro de custo;
- Listar as contas e classificar entre custos e despesas, alocando os gastos aos seus respectivos departamentos ou centros de custo de acordo com os critérios de rateio;
- Elaborar um mapa de localização dos custos por conta e departamento ou centro de custo;
- Coletar dados da produção para ratear os custos indiretos alocados nos departamentos auxiliares aos departamentos produtivos;
- Atribuir os custos indiretos aos produtos de acordo com os critérios de rateio estabelecidos;
- Elaborar planilha de consumo de materiais diretos no período;
- Calcular o custo dos produtos.
- 3 – Entenda o propósito de cada sistema de custeio
É necessário saber quais as respostas o sistema de custeio é capaz de fornecer, por exemplo, o sistema de custo por absorção é mais voltado para análises de eficiência dos processos produtivos como custo unitário de produção, custo de desperdício, produtividade etc. Já o custeio direto possibilita o cálculo do ponto de equilíbrio, análise de custo-volume-lucro, margem de contribuição etc…
Abaixo disponibilizo também uma planilha que pode ajudar a entender um pouco mais o processo de custeio e as principais diferenças entre custeio por absorção e custeio direto.
Baixar a planilha de custos
Fonte: http://blog.luz.vc/
Disponível em: http://blog.luz.vc/o-que-e/custo-de-oportunidade-voce-sabe-o-que-e/